Escolher o(s) formato(s):

Delabie - Página Inicial
Portugal
  • France
  • International
  • Deutschland
  • Belgique - België
  • GD-Luxembourg
  • Nederland
  • Polska
  • United Kingdom
  • Россия
  • Portugal
Pesquisa

Torneiras para Estabelecimentos Hospitalares e de Cuidados de Saúde

BIOSAFE, HIGIENE E CONTROLO DA PROLIFERAÇÃO BACTERIANA

A contaminação das torneiras pela Pseudomonas aeruginosa desenvolve-se principalmente ao nível terminal das torneiras, isto é, no interior da bica e perto da saída.
Sendo assim, é nesta zona da torneira que devemos dar particular atenção com o fim de limitar a proliferação bacteriana. Por este motivo, a DELABIE desenvolve torneiras específicas que permitem colocar em prática ações preventivas e, se necessário, ações curativas em caso de contaminação.

Torneira BIOCLIP removível para limpeza/desinfeção

As torneiras da gama BIOCLIP permitem a adaptação de bicas específicas e/ou limpeza interna completa - uma maneira de eliminar permanentemente o biofilme - com o fim de lutar eficazmente contra a proliferação bacteriana.

  • Misturadora com bica BIOCLIP removível

Torneira fornecida com 1 bica descartável, a completar à escolha com :
- Bicas Inox : a segunda bica permite não interromper a utilização aquando da limpeza da primeira.
- Bicas descartáveis : cada bica de ser substituída periodicamente em função das zonas de instalação.
- Bicas filtrantes BIOFIL : estas bicas garantem a distribuição de água bacteriologicamente controlada.

  • Misturadora BIOCLIP removível

Torneira completamente removível da sua base com o fim de dar resposta às necessidades de ações curativas e preventivas dos estabelecimentos de saúde.
- Ação curativa : a monitorização bacteriológica da água em meio hospitalar (despacho de 1/02/2010) às vezes exige a implementação de ações curativas. Em caso de contaminação por Pseudomonas aeruginosa, Legionella, ... as torneiras são facilmente removidas pelo pessoal da manutenção com o fim de proceder a uma limpeza interna completa.
- Ação preventiva : com o objetivo de limitar a proliferação bacteriana nas torneiras, é aconselhado privilegiar as ações preventivas.

Com as torneiras BIOCLIP, os estabelecimentos de saúde podem estabelecer protocolos de limpeza completa pontuais (todos os 6 meses ou todos os 2 anos de acordo com as instalações e serviços do hospital), com o fim de eliminar o biofilme e as bactérias.

Torneiras com baixo volume de água em estagnação

Algumas misturadoras DELABIE têm uma conceção interior específica redutora de volume de água em estagnação no seu corpo, limitando assim, consideravelmente o risco de desenvolvimento bacteriano.

Torneiras com interior liso, sem aspereza

Todas as partes internas de determinados modelos DELABIE são completamente lisos e sem aspereza, limitando assim a fixação do biofilme e facilitando o seu tratamento.
Um estudo realizado em junho de 2010 pelo laboratório francês BioPI e pelo "Département Biologique de l’Université Jules Verne" em Amiens, demonstra que em condições estáticas, a contaminação das torneiras com corpo liso por Pseudomonas aeruginosa é 14 vezes menor do que em torneiras com corpo rugoso.

Torneiras eletrónicas com purga automática

A estagnação da água é uma das principais causas do desenvolvimento bacteriano nas redes de água. Com o fim de atuar contra a estagnação da água nas torneiras, todas as torneiras eletrónicas DELABIE estão equipadas com um programa de limpeza periódica antiproliferação bacteriana. Uma purga automática de ~ 60 segundos tem lugar todas as 24 horas, após a última utilização (programável em alguns modelos). Deste modo, as bactérias não têm tempo de se desenvolver.

Filtração terminal BIOFIL

Os filtros antibacterianos BIOFIL permitem garantir uma água bacteriologicamente controlada no ponto de utilização e assim proteger a saúde do utilizador.
Cada BIOFIL integra uma membrana de fibras ocas com um limiar de filtração de água de 0,1 mícron absoluto, fornecendo assim, água livre de micro-organismos. A proteção contra as infeções de origem hídrica é total. A gama BIOFIL inclui cartuchos, chuveiros e bicas filtrantes.

Saída de bica BIOSAFE higiénica

Concebida em Hostaform®, a sua superfície interior lisa não permite a aderência de impurezas e depósito de calcário (sem grelha, sem compartimento e sem estrutura em estrela) reduz o aparecimento e propagação de bactérias e de germes húmidos.
Esta saída BIOSAFE só pode ser instalada numa torneira ou misturadora com débito limitado, com o objetivo de garantir um bom fluxo, sem salpicos.

SECURITHERM, MÁXIMA SEGURANÇA ANTI-QUEIMADURAS

Para estar em conformidade com os despachos franceses de 30 de novembro de 2005 e de 1 de fevereiro de 2010, para proteger os utilizadores do risco de queimaduras, é necessário instalar misturadoras termostáticas centralizadas. A prevenção de queimaduras deve igualmente estar prevista no ponto de utilização. 

Torneiras com limitador de temperatura

Todas as misturadoras DELABIE são fornecidas com um limitador de temperatura máxima. O utilizador não pode ir além da temperatura do limitador, o que reduz os riscos de queimadura. 
Este limitador traduz um ganho de tempo importante na instalação com a possibilidade de modificação pelo instalador.

Torneiras com segurança anti-queimaduras automática

A tecnologia SECURITHERM garante uma segurança automática e instatânea para os utilizadores.

• Misturadoras SECURITHERM termostáticas individuais :
No caso de interrupção de alimentação de Água Fria, as misturadoras termostáticas cortam imediatamente a Água Quente. No caso de corte de alimentação de Água Quente, fecha igualmente a Água Fria.

• Misturadoras SECURITHERM com cartucho «EP» :
No caso de corte de alimentação de Água Fria, o débito de Água Quente das misturadoras EP é reduzido, impedindo qualquer risco de queimadura para o utilizador. No caso de corte de alimentação de Água Quente. o débito de Água Fria é igualmente reduzido.

Torneiras reguladoras ou estabilizadoras de temperatura

• Misturadoras SECURITHERM termostáticas individuais :
O cartucho termostático garante uma estabilidade de temperatura qualquer que sejam as variações de pressão e de débito no circuito.

• Misturadoras SECURITHERM com cartucho «EP» :
O cartucho com equilíbrio de pressão permite compensar as inevitáveis variações de pressão na rede, com o objetivo de manter a temperatura da água estável na saída.

Torneiras com isolamento térmico Securitouch

A DELABIE destaca uma segurança acrescida para um conforto inigualável graças à sua nova geração de misturadoras Securitouch.
O corpo das misturadoras de duche são geralmente em latão cromado. Este metal é um excelente condutor térmico, fácil de escaldar e provocar queimaduras, mesmo tocando ligeiramente na superfície da misturadora. Pode ser o caso quando um paciente escorrega ou perde o equilíbrio no duche.

• Misturadoras SECURITHERM termostáticas individuais :
As misturadoras SECURITHERM termostáticas foram desenvolvidas para que não haja nenhuma condução térmica ao longo do seu corpo, o que evita qualquer risco de queimaduras no caso de contacto.

• Misturadoras SECURITHERM com cartucho «EP» :

O corpo das misturadoras mecânicas Securitouch EP é isolado da água quente.
A água quente circula desde a sua entrada até ao cartucho no interior de pequenos tubos, nunca entrando em contacto com as paredes em latão do corpo da misturadora.
Assim, está ultrapassado qualquer risco de queimadura ao tocar na misturadora, bem como a exclusão do risco de queda.

Segurança nos choques térmicos

• Misturadoras SECURITHERM termostáticas individuais :
Permitem realizar os choques térmicos à temperatura de água quente da rede :
- sem desmontar o manípulo para os modelos bicomando : pressionar simplesmente o pequeno botão vermelho com uma ferramenta pontiaguda para desbloquear o botão de temperatura.
- desmontando a alavanca para os modelos sequenciais.

• Misturadoras SECURITHERM 2620 com cartucho «EP» : 
As misturadoras da gama 2620EP são as únicas misturadoras mecânicas do mercado que permitem realizar choques térmicos à temperatura de Água Quente da rede sem desmontar o manípulo ou cortar a alimentação de Água Fria.
Para desbloquear o botão de temperatura, pressionar simplesmente o botão vermelho situado na parte posterior do manípulo.
Esta funciionalidade também é de série nos modelos com cartucho cerâmico clássico

CONFORTO, FACILIDADE E ERGONOMIA

As torneiras de lavatório tradicionais para utilização doméstica não proporcionam o conforto necessário aos residentes dos estabelecimentos de saúde e unidades de cuidados.
As torneiras domésticas são utilizadas para a higiene diária (rosto, dentes, etc.) e não são adaptadas para uma higiene completa do corpo.

Dimensões inapropriadas
Os residentes dos estabelecimentos de saúde e unidades de cuidados são pessoas doentes, fragilizadas, de idade avançada ou com dificuldades físicas e psicológicas. As torneiras que utilizam para a sua higiene devem estar adaptadas ao seu estado físico e à utilização que delas fazem (higiene no lavatório o que implica mais facilidade). Uma torneira de lavatório concebida para residentes de hospitais e unidades de cuidados deve ter cotas mínimas de altura e de projeção da bica por forma a otimizar a higiene.

Falta de ergonomia
Os comandos de abertura/fecho das torneiras "clássicas" não são especialmente concebidos para facilitar a preensão. Do mesmo modo, os comandos de regulação de débito e de temperatura nem sempre são suaves. Como consequência, os residentes de estabelecimentos de saúde e unidades de cuidados necessitam de fazer esforços adicionais para as manipular.

Dimensões específicas : bicas altas e longas (maior projeção)

As dimensões das torneiras que equipam os blocos sanitários dos quartos de hospital devem ser adaptadas aos seus gestos limitados de forma a proporcionar o conforto e facilidade que o paciente necessita. A DELABIE propõe torneiras equipadas com bicas mais altas e mais longas que as torneiras tradicionais. Permitem otimizar a lavagem das mãos e mais eficazmente a higiene pessoal no lavatório.
Adicionalmente, a altura da bica é importante e indispensável para que não haja retro contaminação das bactérias na bica, através de salpicos sobre a válvula ou do próprio lavatório. Permite também a instalação de microfiltros terminais.

Comandos para manobras ergonómicas

 

A DELABIE oferece uma ampla escolha de comandos ergonómicos com o fim de dar respostas específicas às necessidades dos diferentes utilizadores :

Comandos com contacto manual :
- Manípulos abertos ou ergonómicos para uma preensão facilitada
- Manípulos compactos aliando design e ergonomia

 

Comandos sem contacto manual :

- Alavancas Higiene : estas alavancas longas são especialmente concebidas para pacientes com mobilidade reduzida. Permitem o comando sem contacto manual, com o punho, antebraço ou cotovelo.

 

Deteção de presença infravermelhos : 

As torneiras eletrónicas DELABIE não exigem qualquer esforço por parte do paciente. A abertura e o fecho são automáticos por deteção de presença (sem contacto manual) para um conforto inigualável.
Para além da facilidade e conforto que proporcionam aos residentes, as torneiras sem contacto manual permitem evitar a propagação de germes pelas mãos (higiene perfeita).

ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA

Em nossa casa, o duche é o tipo de higiene usado por excelência, o que não se verifica em hospitais, unidades de cuidados ou lares. 
Na realidade, e como consequência da sua mobilidade reduzida, os residentes utilizam mais vezes o lavatório em detrimento do duche, por razões de autonomia reduzida (idosas, fracas, sujeitas a intervenção cirúrgica, etc.).
A higiene no lavatório dura mais tempo (14 a 20 min.) que a higiene tradicional no duche (8 a 10 min. em média), que dá origem a um elevado consumo de água.

Consumo de água média por dia e por pessoa :
Consumo doméstico : 137 litros por dia e por pessoa
Hospitais ou similares : 300 a 450 litros por dia e por cama
Lares ou casas de repouso : até 250 litros por dia e por cama

Fonte : Centre d’information sur l’eau (CIEAU) Agence de l’Eau Loire Bretagne

Misturadoras mecânicas de lavatório DELABIE : 45 % de economia de água

Para a maioria dos fabricantes de torneiras do mercado, a regulação do débito é realizada no cartucho ou à saída das misturadoras. Isto cria inevitavelmente uma contrapressão nas misturadoras, resultando na interligação da água quente/fria.
A maioria das misturadoras de lavatório DELABIE com cartucho cerâmico estão equipadas com limitadores de débito na alimentação de água quente e água fria, permitindo obter 5 l/min. à saída. A economia de água realizada é de 45 % e o conforto do utilizador é preservado. Esta regulação do débito na alimentação da água e não à saída impede a intercomunicação entre água quente e água fria, responsável pela proliferação das bactérias a montante das torneiras.

Misturadoras eletrónicas de lavatório DELABIE : 90 % de economia de água

Comparadas às torneiras clássicas, as torneiras eletrónicas DELABIE maximizam os fatores de economia de água. Permitem ao gestor otimizar as suas faturas da água preservando o conforto do utilizador.

Fecho automático e fracionamento na utilização
O fecho é automático após retirar as mãos do campo de deteção. Suprime qualquer risco de desperdício (por negligência no fecho). O tempo de abertura é reduzido ao estritamente necessário (molhar e desensaboar).

Débito regulado
Com o objetivo de estar em conformidade com a exigência da norma francesa NF MM, determinadas torneiras eletrónicas da DELABIE, são especificamente reguladas a 4 l/min.
A maioria das torneiras eletrónicas são reguladas a 3 l/min. Garantem uma estabilidade de débito quaisquer que sejam as variações de pressão na rede.

Economia de energia

A economia de água realizada permite gerar uma economia de energia (a quantidade de água obtida não é aquecida), e economia do equipamento.
Débitos e consumos baixos permitem instalação de canalizações e aparelhos de produção de calor de menor capacidade.

As torneiras eletrónicas DELABIE (corrente elétrica ou pilhas) têm um consumo muito baixo de energia para funcionar. A DELABIE escolheu a tecnologia infravermelhos ativo pulsada, solução com baixo consumo de energia. Os raios infravermelhos emitidos por intermitência permitem economizar energia garantindo eficácia na deteção.

Os modelos eletrónicos DELABIE com pilhas têm uma autonomia média de 350 000 ciclos (ou 3 a 6 anos) de acordo com a frequência de utilização. As pilhas de Lítio utilizadas são fáceis de encontrar no mercado, acessíveis e recicláveis.

Eco Certificações

A DELABIE participa no desenvolvimento ambiental dos edifícios segundo as principais certificações em vigor HQE, BREEAM, LEED, ESTIDAMA, etc. As soluções de otimização dos débitos de fluxo e o seu fracionamento de entrega, são exemplos que permitem uma diminuição dos consumos de água e de energia. 
Com as torneiras DELABIE, os gestores de projetos obtêm os melhores níveis destas Eco Certificações nos seus edifícios.